quarta-feira, 21 de outubro de 2009

OBREIROS APROVADOS

Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus
para servir às mesas. Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de
boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. (Atos 6.2-4)
Na Igreja primitiva os doze apóstolos faziam tudo, mas a obra cresceu e assim o Espírito Santo escolheu os primeiros sete obreiros, e mesmo que fosse para servir as mesas, tinham que ter boa reputação, cheio do Espírito e de sabedoria, porque eles iriam trabalhar com pessoas e estes atributos não só eram importantes na época como hoje também são.

Boa reputação

Todo aquele que vai fazer a obra de Deus será uma testemunha de Jesus e o bom testemunho é essencial, a reputação é importante porque se vamos pregar a verdade, devemos viver na verdade, não podemos ser “falsos profetas” ou seja, falar uma coisa e praticar outra, como diz as escrituras em Mateus 7.20-23 "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade".
Nesta palavra não está se condenando, expelir demônios, ou fazer milagres, que são dons do Espírito santo, porque o próprio senhor Jesus o fazia, e sim condenando a iniquidade que é o desrespeito ao direito do próximo, ou seja, por exemplo, tomar uma quantia em dinheiro emprestado e não pagar é uma iniquidade, e também o roubo, a desonestidade, a traição conjugal, a mentira, a difamação, a fofoca, a contenda, etc. coisas que trazem uma má reputação, e para Deus e também para a Igreja o mais importante não é o que você faz como obreiro, mas sim o que você é como servo de Deus, e a boa reputação não é só dentro da Igreja, mas também em sua casa com sua família, em seu trabalho, junto aos patrões e empregados, na sua escola, junto aos outros alunos e professores, enfim em todos os lugares, o obreiro precisa estar com sua vida correta perante Deus e, para que sua palavra tenha credibilidade perante os membros da igreja e o nome do Senhor Jesus seja glorificado com a sua boa reputação.

Cheios do Espírito

Quem vai fazer a obra de Deus precisa não só ser batizado, mas sim, estar cheio do Espírito Santo para estar capacitado a curar os enfermos, expelir os demônios, e ensinar a palavra de Deus, o Senhor Jesus orientou os seus discípulos,
Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. - (LC 24:49),
Porque ninguém pode fazer a obra de Deus sem este revestimento, seria “cutucar a onça com vara curta”, pois vai enfrentar a satanás e seus demônios, e precisa estar preparado espiritualmente, além do mais, o Apóstolo Pedro disse ao paralítico: “o que tenho, isso te dou” (atos 3.6), ninguém pode dar o que não tem, por isso o obreiro precisa estar cheio do Espírito Santo para abençoar o povo de Deus. E não somente os dons, mas também o fruto, como está escrito:
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. - (GL 5:22-23)

Sabedoria

A sabedoria é um dos dons do Espírito Santo, e é muito importante, não só para que obreiro saiba se conduzir na vida espiritual, sabendo discernir entre o certo e o errado, mas também para que saiba aconselhar as outras pessoas que estão começando na vida cristã, e tem muitas dúvidas.
Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Tiago 1:5.
Por isso, obreiros, vamos pedir a Deus sabedoria, para servi-lo cada vez melhor, com inteireza de coração, vencendo todas as lutas e honrando sempre o nome de Jesus.
Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. - (TG 3: 13-17),
Fazendo assim, com certeza, você será aprovado por Deus,
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como OBREIRO que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. - (2TM 2:15)
Deus abençoe a todos,
Bispo Alceu Nieckarz

0 Comments:

Post a Comment



Followers

Igreja Luz de Deus

About Me

Minha foto
Florianópolis, SC, Brazil
Igreja evangélica situada na Rua Araci Vaz Callado, 1201 Estreito - Florianópolis - SC

  ©Igreja Luz de Deus. Template by Dicas Blogger.

TOPO